A Croatia Sacra Paulistana (sociedade sem fins lucrativos) é a mais antiga associação croata em atividade no Brasil. Um grupo de imigrantes, chegados em São Paulo depois da 2ª Guerra Mundial, procura reunir aqueles que também sonhavam com uma Croácia livre e independente, a despeito de suas convicções e opiniões políticas.
Santinho de recordação da primeira missa em croata, 1947 (recordação da primeira missa oficiada pelo padre Damian Rodin para os croatas de São Paulo, na igreja Nossa Senhora Aparecida, oferecida por João e Elza Gracek, São Paulo 1º de novembro de 1947)
O esforço desse grupo de pioneiros conseguiu reunir imigrantes de várias épocas e localidades da Croácia, incluindo aqueles que imigraram nas primeiras décadas do século, formando o embrião da sociedade, que será oficialmente registrada em 1951. Eventos públicos como passeios, piqueniques, missas e romarias eram organizados para promover o encontro desses imigrantes, que podiam falar sua língua e compartilhar suas histórias, além de servir de oportunidade para juntar recursos para a construção da sede.
Primeiro piquenique da Croatia Sacra Paulistana, realizado no Jaçanã, 1951
O esforço coletivo surtiu efeito! Alguns compraram lotes do terreno e os doaram para a Croatia Sacra Paulistana, outros faziam doações em dinheiro destinadas para compra de novos lotes.
Cerimônia de lançamento da pedra fundamental
O trabalho voluntário se estendeu do começo das obras até a inauguração da sede. As obras foram iniciadas com a cerimônia de lançamento da pedra fundamental, depositada sobre um punhado de terra trazido da Croácia.
Público presente na cerimônia de lançamento da pedra fundamental, 1956
A inauguração da sede social aconteceu em 1º de maio de 1957 e desde então a Croatia Sacra Paulistana vem desempenhando seu papel de preservação e divulgação das tradições croatas, procurando reunir croatas e descendentes, além de divulgar a cultura croata para os brasileiros, mesmo durante os tristes anos da Iugoslávia, enquanto acolhia novas levas de imigrantes.
Inauguração da Croatia Sacra Paulistana em 1º de maio de 1957
Sempre em contato com outras associações croatas pelo mundo, unidas pelo sonho da liberdade, a Croatia Sacra Paulistana lutava para preservar a identidade nacional e recebeu com alegria a Independência da Croácia em 1991, com esperança de que uma guerra sangrenta não acometesse seu povo.
Congresso da Imigração Croata na América Latina, 1979
Ao longo dos tristes anos da Guerra de Independência, a Croatia Sacra Paulistana manteve-se à frente da divulgação da causa croata nos veículos de comunicação brasileiros e participava de movimentos e ações pedindo que o Brasil reconhecesse o jovem Estado.
Passeata da CSP pedindo ao Brasil o reconhecimento da Independência das Croácia, 1991
Jantar de arrecadação de fundos para as vítimas da Guerra de Independência com presença da imprensa, 1991
Promoveu campanhas de arrecadação de donativos e remédios, recebeu refugiados, enfim ajudou como pode o povo croata a se defender do exército da Iugoslávia e dos paramilitares sérvios.
Bandeira da Croácia tremula oficialmente pela primeira vez em frente ao Congresso Nacional, 1997
Recepção ao primeiro embaixador da Croácia no Brasil, sr. Luka Meštrović, 1997
Visita do presidente Franjo Tuđman à Brasília, 1994
Desde então, com a vitória e a paz, continua seu trabalho de divulgação da cultura, da língua e da identidade , servindo como referência histórica da cultura croata em São Paulo.
Curso de Língua e Cultura Croata, 2012
Com nossos eventos cívicos e almoços beneficentes , recebemos as alegrias dos esportes, a beleza dos artistas e a seriedade das autoridades croatas que vistam São Paulo. Participe dessa aventura!
Almoço Croata, 2017
Final da Copa do Mundo de 2018
Visita da presidente Kolinda Grabar-Kitarović à Croatia Sacra Paulistana, 2018