Bolsas de estudo da República da Croácia - Chamada para candidaturas para o ano letivo 2025/2026
O Ministério da Ciência, Educação e Juventude da República da Croácia e a Agência para Mobilidade e Programas da UE oferecem Bolsas de Estudo do Governo Croata no ano acadêmico de 2025/2026 (doravante: Bolsas Bilaterais) para estudantes estrangeiros, professores universitários, cientistas e pesquisadores.
As Bolsas Bilaterais oferecem oportunidades de estudo ou pesquisa em qualquer área de estudo durante o período de mobilidade concedido em um instituto público de ensino superior ou pesquisa croata credenciado a ser determinado com antecedência. As mobilidades concedidas devem ser implementadas durante o próximo ano acadêmico (de 1º de outubro de 2025 a 30 de setembro de 2026, julho e agosto excluídos).
As inscrições para as Bolsas Bilaterais podem ser enviadas por meio de dois grupos de inscrições diferentes:
GRUPO DE INSCRIÇÕES 1: ACORDOS BILATERAIS
O Grupo de Inscrições 1 está aberto a cidadãos de países (e territórios) que tenham um programa de cooperação educacional válido/efetivo com a Croácia ou um acordo bilateral assinado pelo Governo Croata e o ministério relevante do país (ou território) em questão. Os candidatos em potencial são convidados a se candidatar às Bolsas Bilaterais oferecidas por meio do Conjunto de Inscrições 1, enviando suas inscrições no sistema de inscrição on-line da Agência, mas as Bolsas Bilaterais podem ser concedidas apenas aos candidatos indicados pelas instituições parceiras estrangeiras, ou seja, autoridades nacionais competentes responsáveis pela implementação dos Programas de Bolsas Bilaterais. A seleção preliminar das inscrições geralmente é realizada pelos respectivos ministérios, agências e/ou autoridades do governo estrangeiro, e as inscrições classificadas por esses escritórios têm prioridade.
Países cujos cidadãos podem se candidatar com base em um programa de cooperação educacional válido/efetivo e/ou um acordo bilateral: Bélgica (Flandres), Bulgária, República Popular da China, República Tcheca, Alemanha (Baviera), Grécia, Hungria, Israel, Itália, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte, Polônia, Portugal, Romênia, República Eslovaca, Türkiye e Ucrânia.
Procedimento de Aplicação
Para se candidatarem com sucesso, os candidatos devem submeter os seus documentos de candidatura no sistema de candidatura online da Agência, mas também é muito importante que os candidatos contactem a sua instituição nacional responsável pela seleção preliminar dos candidatos a serem nomeados para as Bolsas Bilaterais. As autoridades nacionais competentes responsáveis pela implementação dos Programas de Bolsas Bilaterais devem enviar por e-mail (ou correio) a Carta de Nomeação pela qual nomeiam os candidatos para as Bolsas Bilaterais para o seguinte endereço de e-mail (ou postal):
Agência para a Mobilidade e Programas da UE
Endereço de e-mail: bilaterala@ampeu.hr
Endereço postal: Frankopanska 26, 10 000 Zagreb, Croácia
Uma inscrição válida para a Bolsa Bilateral no Conjunto de Inscrições 1 deve consistir em:
O prazo para os candidatos do Grupo de Candidaturas 1 enviarem os documentos de candidatura necessários no sistema de candidatura online da Agência e para as instituições parceiras estrangeiras enviarem as suas Cartas de Nomeação à Agência é 4 de abril de 2025.
GRUPO DE INSCRIÇÕES 2: BOLSAS DE ESTUDO PARA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA CROATA.
O Conjunto de Inscrições 2 está aberto a estudantes internacionais que estejam atualmente estudando (ou aprendendo) a língua croata (ou Estudos Eslavos) em universidades fora da Croácia. Estudantes estrangeiros podem se inscrever independentemente de seus respectivos países terem ou não um programa de cooperação válido ou um acordo bilateral com a Croácia e independentemente de o departamento de idiomas da língua e literatura croata estar ou não sob a jurisdição do Ministério da Ciência, Educação e Juventude.
Os candidatos às Bolsas Bilaterais no Grupo de Inscrições 2 devem ser indicados para as Bolsas Bilaterais pelo seu atual professor de língua croata, ou seja, por meio de sua Carta de Recomendação.
Existem dois tipos de bolsas de estudo oferecidas no Grupo de Inscrições 2:
O prazo para os candidatos do Grupo de Candidaturas 2 enviarem os documentos de candidatura necessários (incluindo a Carta de Recomendação) através do sistema de candidatura online da Agência é 4 de abril de 2025.
Acesse o site do governo para mais informações ou formulários.